sábado, 2 de janeiro de 2010

Um ano novo, novos tempos e a segurança do passado.

Meus amados irmãos, quando Moisés estava nas portas de Canaã com o povo de Israel, ele sabia que novos tempos estavam chegando:

O escravo passaria a ser livre, quem tinha pouco teria muito, o empregado passaria a ser patrão, o novo seria velho, o filho seria pai, a menina seria mãe, etc. Enfim uma nova realidade!

Moisés então exortou o povo à não temer, irem em frente, ainda que ele mesmo não fosse (3:23- 29), mas o povo deveria marchar, continuar sua caminhada e alcançar a terra prometida.

A vida é assim mesmo. Não importa o que perdemos ou deixamos para trás não podemos parar. A vida não pára. Também não podemos ficar prostrados por aqueles que não irão adiante nos novos desafios, temos que continuar a marcha...Que eles sejam a nossa fonte de inspiração e coragem!

Contudo, algumas coisas devem continuar junto conosco, não podemos abandoná-las diante de qualquer outra realidade ou novas propostas:

Primeiro. Nunca abandone suas experiências antigas, elas, amargas ou doces, serão um ótimo referencial para a sua fé. Os capítulos de um a três apontam estes momentos que o povo teve com Deus. É impossível apagar o passado, mas pode-se aprender com ele. Alguns dizem: - Quem gosta de passado é museu! Você já reparou que quem vai ao museu entende melhor o seu presente e tem mais sabedoria para agir diante do novo... Erra-se menos! Ficamos mais confiantes quando sabemos e reconhecemos que Deus esteve e está ao nosso lado. Seu amor e sua fidelidade nos rodeiam por todos os lados.

Segundo. Jamais abandone a sua Palavra tentando modificá-la (4:1-2) ou esquecendo ela num canto qualquer da sua vida ou acatando a novas leis de outros povos e deuses. A obediência tem que ser total, não importa a situação! Abandonar a Palavra é o mesmo que não amar a Deus. Um tem a ver com o outro. Não se deixe enganar com o discurso: Deus sabe do meu coração, eu O amo, só não leio a bíblia. Grave e decore João 15:9-12. Isto está explicito a partir do quarto capitulo até o oitavo capítulo. A sua Palavra não está ai para ser discutida, ela deve ser cumprida (8:1)!

Terceiro. Seja humilde! Quantos se esquecem de Deus, dos outros e da situação a qual estavam antes da benção! Pensam que a vitória foi somente sua e por si só. Esquecem de Deus, família, amigos e até da igreja que o ajudou nem oração e jejuns.. Tornam se intocáveis e inaccessíveis, pois agora têm carro novo, casa nova e infelizmente outro caráter. Que pena! Amigo quem foi fiel com você na miséria não merece ser lembrado por você e, pelo menos ter o teu respeito na benção?

Esta companheira, chamada fidelidade, deve estar atada ao nosso pescoço sempre (Prov. 3:3). É isto que ensina o capítulo oito do verso sete até o vinte.

Quarto. Nunca pare na primeira vitória. Deus não prometeu aquele povo só a terra de Canaã, Ele disse que Israel seria engrandecido sobre toda a terra (28:1-14). A bíblia ensina que quem é fiel no pouco sobre o muito é colocado. A nuvem do tamanho de um punho era a evidência das chuvas torrenciais que viriam. E, afinal nossas lutas e vitórias só terão fim quando chegarmos ao Descanso Celestial prometido por Deus nosso Pai (Heb. 4:8-10). Esta verdade maravilhosa que não nos deixa acomodados sempre leva-nos a buscarmos o melhor, pode ser aprendida no capítulo dez, versículo quatorze, tudo é dele e ele nos dará se formos fiéis a Ele.

Lembre-se: Um novo ano requer coisas firmes ao nosso lado. E, nada melhor que nossas experiências, a Palavra de Deus, a humildade e o desejo de nunca se acomodar para nos guiar ao novo ano, novos tempos com a segurança do passado.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...